Com recorde em 2025, Campinas ultrapassa marca de 10 mil veículos eletrificados emplacados
06/12/2025
(Foto: Reprodução) Carro elétrico
BYD/Divulgação
Com recorde de vendas em 2025, Campinas (SP) superou a marca de 10 mil veículos eletrificados emplacados, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), compilados desde 2022. A cidade é a primeira do interior do Brasil a atingir o feito.
De janeiro a novembro, foram 3.987 unidades vendidas na metrópole do interior paulista, o maior volume para um ano desde o início da série histórica.
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O acumulado representa um aumento de 13,8% em relação ao total de modelos emplacados durante todo o ano de 2024.
Campinas chega a 10.198 unidades emplacadas
2025: 3.987 (de janeiro a novembro)
2024: 3.502
2023: 2.042
2022: 667
🚗 Os dados consideram como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro com algum grau significativo de eletrificação: os 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), e micro-híbridos e mild hybrid (MHEV).
Entre as capitais
Os dados de Campinas colocam a metrópole de 1,1 milhão de habitantes como a primeira a não ser uma capital em números de emplacamentos de veículos eletrificados.
A primeira colocada do ranking é São Paulo (SP), com 76.640 unidades, seguida por Brasília (DF), com 46,4 mil.
📊 Veja o ranking das 10 maiores:
São Paulo (SP): 76.640
Brasília (DF): 46.447
Belo Horizonte (MG): 28.432
Rio de Janeiro (RJ): 24.345
Curitiba (PR): 17.984
Salvador (BA): 10.688
Campinas (SP): 10.198
Porto Alegre (RS): 10.114
Goiânia (GO): 9.935
Recife (PE): 8.971
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Mercado em expansão
Ao g1, Thiago Sugahara, vice-presidente da ABVE, pontuou que a queda no tíquete médio do veículo eletrificado, que era de R$ 250 mil há cinco anos, para modelos de entrada próximo a R$ 100 mil, tem aproximado os modelos do consumidor.
Mas ele defende que não é apenas a questão financeira que explica o aumento no interesse e nas vendas.
"Ele não ficou apenas mais acessível, mas também a autonomia desses carros que há cinco, oito anos atrás eram em média de 150, 200 quilômetros, aumentou para 200, 300, até 400 quilômetros. Ou seja, a gente tem visto uma maior oferta de veículos com maior autonomia e com menor custo, tornando a tecnologia cada vez mais acessível", destaca.
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Veículo elétrico BYD
Carlos Barria / Reuters
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