Brigada Militar afasta oito policiais após morte de jovem durante abordagem em Uruguaiana
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Jovem morre durante abordagem do Batalhão de Choque em Uruguaiana
A Brigada Militar (BM) afastou, nesta segunda (19), oito policiais após a morte de um homem durante uma abordagem em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na noite de sexta-feira (16). A vítima foi identificada como Guilherme Moisés Oliveira de Jesus, de 26 anos.
Segundo a versão oficial da polícia, Guilherme foi abordado na rua por apresentar uma atitude considerada suspeita e portar um objeto semelhante a uma arma de fogo. Ainda de acordo com a corporação, ele teria fugido para dentro de casa, onde passou mal e morreu.
A família do jovem, no entanto, contesta essa versão. Parentes afirmam que os policiais entraram na residência e agrediram Guilherme.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os oito policiais afastados integram o 6º Batalhão de Polícia de Choque de Uruguaiana. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar a conduta dos agentes. O caso também é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia do município.
Ele estaria portando um objeto semelhante a uma arma de fogo. O jovem teria sido imobilizado e algemado e, neste momento, passado mal. Ainda conforme a corporação, Guilherme foi levado à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, onde a morte foi confirmada.
Parentes afirmam que foram avisados por vizinhos sobre uma invasão à residência e que, ao chegar ao local, encontraram o portão arrombado e objetos quebrados.
Segundo a BM, a arma, munições e uma porção de substância semelhante à cocaína foram apreendidas na casa do jovem. O hospital não informou detalhes sobre o atendimento.
Jovem morre durante abordagem do Batalhão de Choque em Uruguaiana
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS