Em dia de chuva sem trégua, BH registra queda de árvores e postes; 5 regionais da cidade estão em risco geológico
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Árvore cai e derruba postes no bairro Juliana, em BH
TV Globo/ Reprodução
Belo Horizonte registrou diversas ocorrências de queda de árvore nesta terça-feira (20). A chuva não deu trégua na cidade ao longo do dia, e cinco regionais entraram em alerta de risco geológico (leia mais abaixo).
Em seis horas e meia, foram registrados 80,4 mm na Região Noroeste, o que corresponde a quase 25% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Defesa Civil municipal.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve oito chamados para corte de árvores caídas na capital nas últimas 24 horas, sendo seis em via pública, uma sobre veículo e uma sobre residência.
No bairro Juliana, na Região Norte, uma árvore caiu e derrubou cinco postes. Uma motocicleta ficou presa sob a fiação. A pintora Gleice Núbia de Jesus, que estava na direção do veículo, recebeu ajuda de outro motociclista e disse que "nasceu de novo".
Veja os vídeos que estão em alta no g1
"Eu estava subindo o morro e ouvi um barulho. Olhei para trás, e vi que a árvore estava caindo. Na hora que olhei para a frente de novo para tentar acelerar, os fios e os postes caíram e pegaram em cima da minha moto. [...] O rapaz puxou a moto, e eu consegui sair, graças a Deus".
Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 376 clientes ficaram sem energia por causa da ocorrência.
Pampulha
Montagem de fotos com queda de árvore em banca, no bairro Ouro Preto, e queda de árvore em carro, no São Luiz, em BH
TV Globo/ Reprodução
Uma árvore atingiu uma banca de jornais e revistas, na Praça Jorge Mansur, no bairro Ouro Preto, Região da Pampulha. Ninguém se feriu.
"Eu estava trabalhando, levei o maior susto. Começou a desabar, eu saí correndo morrendo de medo, foi horrível", contou a dona da banca, Maria Rosa Cardoso.
Na Alameda Ipê Amarelo, no bairro São Luiz, na Pampulha, uma árvore caiu sobre um carro.
Chuva e risco geológico
Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso laranja de chuva intensa para 507 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e Região Metropolitana.
A Defesa Civil de BH emitiu alerta para risco geológico em cinco regionais – Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste e Oeste.
"O risco geológico é caracterizado pela saturação do solo. Com a continuidade de chuvas, provavelmente o risco geológico vai se estender para toda a cidade", afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Alcione Menezes Alves.
Vídeos mais vistos no g1 Minas: