Entenda como vai funcionar laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em Divinópolis
12/10/2025
(Foto: Reprodução) Um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil foi inaugurado em Divinópolis, no dia 26 de setembro. A unidade vai reforçar as investigações contra lavagem de dinheiro e o financiamento de organizações criminosas no Centro-Oeste de Minas.
Com investimento de R$ 300 mil, viabilizado por emenda parlamentar, o espaço recebeu equipamentos e softwares de última geração. O LAB-LD atenderá também cidades vizinhas, como Bom Despacho, Pará de Minas, Formiga e Nova Serrana.
Segundo o delegado Weslley Amaral de Castro, coordenador do laboratório, a estrutura vai permitir mapear o fluxo financeiro de organizações criminosas e descapitalizar suas atividades.
“O laboratório será uma ferramenta fundamental em investigações complexas, principalmente contra organizações criminosas, possibilitando identificar os braços financeiros e descapitalizá-los, promovendo suas desarticulações, além da recuperação de ativos provenientes do crime”, afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Ferramenta de investigação
Segundo a Polícia Civil, o laboratório é uma ferramenta importante de investigação, porque permite o tratamento de grandes volumes de informações, bloqueio de ativos financeiros e enfraquecimento do capital ilícito que sustenta o crime organizado.
A chefe da instituição em Minas, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou que a iniciativa também amplia o uso de tecnologia. “Nosso objetivo é capacitar constantemente nossos servidores e fomentar a inovação nos métodos de investigação, fortalecendo a segurança pública no estado”, disse.
Além de Divinópolis, a rede já conta com unidades em Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
ASSISTA ABAIXO - Polícia Civil iniciou trabalhos em laboratório de combate à lavagem de dinheiro
Polícia Civil de Lavras iniciou trabalhos em laboratório de combate à lavagem de dinheiro
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Ainda segundo a polícia, em seguida, a carreta ciem uma canalete de águas pluviais, em seguida chocou-se contra um barranco a sua margem direita, retornou para o leito da pista de rolamento na contramão de direção, posteriormente o Volvo colidiu frontalmente com o caminhão VW/24.280 CRM 6X2 que trafegava sentido oposto, e a frente da caminhonete MMC/L200 Triton; rapidamente iniciou-se incêndios nos veiculos de cargas, logo após o caminhão perdeu o controle, atingiu a defesa ali existente, em ato contínuo caiu em abismo a direita de seu sentido de trafego, sendo rapidamente envolvido por imensa quantidade de chamas, vindo o condutor (36 anos, vítima fatal) deste sofrer queimaduras severas e entrar em óbito no local decorrente dos ferimentos, conforme constatado pelos Militares do Corpo de Bombeiros e SAMU no local.