(Foto: Reprodução) Ataques de javaporcos aumentam em Nova Granada (SP)
TV TEM/Reprodução
Nos últimos cinco anos, os ataques de javaporcos aumentaram consideravelmente nas fazendas de Nova Granada (SP). Esses animais são uma mistura de javali com porco doméstico e trazem prejuízos incalculáveis.
O javali é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África. Os animais chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, na década de 1960. Eles costumam atacar as plantações durante a noite, em busca de alimentos como milho, cana-de-açúcar, soja e ração para o gado.
Em uma propriedade, um funcionário monitora diariamente a presença desses animais. Do alto, é possível ver os javaporcos andando em bando. Eles são ágeis e, por onde passam, deixam rastros de terra revirada.
Registros recentes mostram um grupo com 11 javaporcos se alimentando, entre eles, há adultos e filhotes. Para evitar ataques, o produtor Marcos Germano instala telas de proteção em todo o cercado da plantação. Também há armadilhas nos pontos onde a presença desses animais é mais frequente.
No entanto, para conter a reprodução da espécie — seja por meio da caça, de armadilhas ou com o uso de outros animais — é necessária autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O aumento dos ataques preocupa os produtores rurais do noroeste paulista, que afirmam que os javalis já estão se adaptando a outros tipos de cultivo.
Veja a reportagem exibida no programa em 27/07/2025:
Javaporco ameaça plantações no Interior de SP
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo