Navio da Marinha usado para formação de oficiais abre para visitação gratuita em Belém
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Navio-Escola da Marinha abre para visitação gratuita em Belém nesta quinta (11)
Marinha do Brasil / Comando do 4º Distrito Naval
O Navio-Escola, da Marinha do Brasil, abre para visitação gratuita nesta quinta-feira (11), no porto de Belém, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.
A embarcação é utilizada na formação prática dos guardas-marinha, futuros oficiais da Marinha, além de atuar em ações diplomáticas de aproximação com nações amigas.
Belém será a última parada da viagem de nstrução de guardas-marinha, etapa final da preparação dos alunos antes de ingressarem oficialmente como oficiais. A viagem começou em 2 de agosto, no Rio de Janeiro, e deve ser concluída no dia 21 de dezembro.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
No trajeto, o navio passou por 17 portos em 13 países, incluindo Casablanca (Marrocos), Valência (Espanha), Toulon (França), Oslo (Noruega), Hamburgo (Alemanha), Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Baltimore e Jacksonville (EUA), Cozumel (México) e Cartagena (Colômbia), até retornar ao Brasil.
Navio-Escola da Marinha abre para visitação gratuita em Belém nesta quinta (11)
Marinha do Brasil / Comando do 4º Distrito Naval
Durante o percurso, os guardas-marinha participam de aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, além de vivenciarem a rotina completa de adaptação à vida a bordo.
Ao final da viagem, eles serão nomeados segundo-tenentes e distribuídos para unidades da Marinha por todo o país.
Navio de tripulação
Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro a partir de um projeto da Diretoria de Engenharia Naval, o Navio-Escola “Brasil” teve sua construção iniciada em 1981 e foi lançado ao mar em 1983. A incorporação à Marinha ocorreu em 1986.
Desde então, a embarcação recebeu diversas atualizações tecnológicas, muitas desenvolvidas por instituições e empresas brasileiras. Entre os destaques está um sistema de simulação tática e treinamento, ferramenta essencial para a instrução em operações navais.
O navio é comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Monteiro Lázaro, que assumiu o posto em 9 de janeiro de 2025.
A tripulação é formada por 31 oficiais, 217 praças e 140 Guardas-Marinha da Turma “Almirante Bosísio”, incluindo três estrangeiros da Namíbia, Camarões e Senegal.
Também integram a missão um oficial do Exército, um da Força Aérea, dois representantes da Marinha Mercante e guardas-marinha de países como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Egito, México, Paraguai, Portugal e Uruguai.
Serviço
Visitação Pública ao Navio-Escola “Brasil”
Local: Porto de Belém - Armazéns 11 e 12
Data: 11 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
visitação é gratuita
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.