VÍDEO: ariranhas colocam onça-pintada 'para correr' em disputa por território no Pantanal de MT
27/07/2025
(Foto: Reprodução) Ariranhas colocam onça-pintada 'para correr' em disputa por território no Pantanal de MT - Roger Benedik
Um grupo de ariranhas colocou a onça-pintada Ousado 'para correr' na manhã deste domingo (27), no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense. A cena foi registrada pelo fotógrafo de vida selvagem Roger Benedik. (assista acima)
Nas imagens, o felino aparece saindo rapidamente da água em direção à margem, enquanto as ariranhas o seguem.
Segundo o fotografo, o encontro ocorreu durante uma tentativa de caça de Ousado, que acabou sendo surpreendido pelas ariranhas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A cena evidencia uma disputa por território entre duas espécies, que são predadoras. Ainda de acordo o Roger, quando estão em grupo, as ariranhas não demonstram medo de enfrentar o felino.
Ariranhas colocam onça-pintada 'para correr' em disputa por território no Pantanal
Reprodução
🐆 Quem é Ousado?
Onça-pintada teve as quatro patas queimadas
Corpo de Bombeiros
Ousado é uma onça-pintada que foi resgatada em setembro de 2020 com queimaduras de terceiro grau nas patas devido ao incêndio que atingiu a região à época. A onça macho recebeu um tratamento à base de células-tronco no Instituto Nex, em Corumbá de Goiás.
O animal foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e por veterinários voluntários que atuam no resgate de animais na região, que teve grande parte da vegetação queimada.
A recuperação do felino foi considerada satisfatória pelos pesquisadores e depois de um mês, ele foi solto na natureza.
VÍDEO: onça símbolo do Pantanal ataca jacaré durante caçada em MT
Ariranha, a maior lontra do mundo
Ariranha pantaneira durante 'banho de sol' em MT
Bruno Gargaglione
Existem 13 espécies de lontra no mundo e a ariranha é considerada a maior delas, segundo pesquisadores.
De acordo com engenheiro florestal, Eldile Edson de Oliveira, a ariranha é rara e encontrada apenas na América do Sul. "Ao contrário de outras lontras que podem ser encontradas na América do Norte, Europa, Africa e Ásia", explicou.
Segundo Eudile, a ariranha macho pode pesar até 45 kg e medir 1,80 metro. Já a fêmea é menor, pode chegar até 1,70 metro e pesar no máximo 30 kg.
A ariranha tem pelagem castanha com manchas brancas na região do peito que auxiliam os pesquisadores a identificar cada espécie.