Vídeo mostra PMs rendendo homens e pânico em ônibus após jovem ser baleado em blitz em Jaboatão
14/07/2025
(Foto: Reprodução) Passageiros de ônibus se assustam durante tiroteio que deixou jovem morto em Jaboatão
Um vídeo gravado por passageiros de um ônibus mostra o momento em que policiais militares renderam dois homens que estavam no carro que furou uma blitz na Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na noite da sexta-feira (11). Na abordagem, o jovem Lucas Brendo da Silva, de 29 anos, estava no banco do passageiro, foi atingido por um tiro e morreu (veja vídeo acima).
Havia quatro homens no carro. A Polícia Militar disse que ocupantes do veículo atiraram nos policiais, que revidaram. Entretanto, parentes e amigos de Lucas Brendo negaram a versão da PM e disseram que os jovens foram vítimas de violência policial (entenda mais abaixo).
📲 Siga o perfil do Bom Dia PE no Instagram
As imagens foram feitas de dentro de um coletivo. No vídeo, é possível ver passageiros assustados, agachados entre os bancos, tentando se proteger dos disparos.
Após um corte na gravação, a filmagem mostra o carro prateado onde Lucas estava, já cercado por policiais militares. Dois homens aparecem rendidos no chão, enquanto os agentes circulam o veículo.
Segundo a Polícia Militar, o carro onde Lucas estava furou o bloqueio da blitz e, durante a perseguição, atiraram contra os policiais. Na troca de tiros, duas pessoas ficaram feridas, incluindo o jovem de 29 anos.
Lucas foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, mas não resistiu aos ferimentos. O outro ferido, que não teve o nome divulgado, foi levado para a mesma unidade e, depois, transferido para o Hospital da Restauração, onde foi internado sob custódia da PM.
De acordo com o boletim de ocorrência ao qual o g1 teve acesso, os agentes afirmaram ter encontrado, na parte traseira do veículo, dois revólveres. Um estaria embaixo do banco dianteiro do passageiro e o outro, no tapete entre os pés de um dos feridos.
Além disso, teriam sido apreendidos no carro uma arma de gel e oito munições.
Família contesta versão da PM
Parentes e amigos de Lucas Brendo contestaram, através das redes sociais, a versão apresentada pela Polícia Militar. Eles afirmaram que o jovem não estava armado e questionaram a conduta dos policiais durante a abordagem.
No Instagram, Lucas Brendo se apresentava como designer, profissional de marketing e especialista em serviços de internet. Também dizia atuar nas áreas de experiência de usuário (UX) e programação de aplicativos.
Em seu perfil, Lucas compartilhava o dia a dia, principalmente vídeos e fotos dos treinos numa academia de musculação. Em publicações, postadas em janeiro do ano passado, Lucas compartilhou diversas imagens em que participava de disputas de paintball.
Procurada, a Polícia Civil disse que os homens presos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, desobediência, resistência, direção perigosa e dano e depredação.
A Secretaria de Defesa Social informou que a Corregedoria Geral instaurou uma investigação preliminar para acompanhar o inquérito e verificar a repercussão administrativa dos fatos.
"Esse procedimento segue o protocolo estabelecido e atende à recomendação do Ministério Público, segundo a qual todos os casos de intervenção policial geram a abertura de inquérito policial e investigação preliminar no órgão correicional", afirmou.
Lucas Brendo tinha 29 anos e morreu após ser baleado em blitz do Batalhão de Trânsito em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
Reprodução/Instagram
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias